quarta-feira, 4 de junho de 2014

VITEX AGNUS CASTUS - Tratamento natural para infertilidade e endometriose




Na verdade esse é um tratamento para todo o sistema reprodutor. Uma pesquisa realizada pela UFPA- Universidade Federal do Pará com a Vitex agnus castus trouxe vários pontos positivos sobre essa folha que também é conhecida também pelos nomes: Alecrim-de-Angola, agno-casto, árvore-da-castidade, cordeiro-casto, flor-da-castidade, pimenteiro-silvestre.
Os pontos de ação do agnus castus são os órgãos genitais, podendo atuar em ambos os sexos,
indistintamente. Nos homens, é usada nos casos de blenorragia, frigidez sexual e impotência. Porém, nas mulheres, sua função é melhor desenvolvida.
É usada também, nos casos de hemorragias uterinas, prolapso uterino, vagina relaxada e leucorreia. Exerce efeito anti inflamatório, ansiolítico, sedativo e hepato protetor, por possuir constituintes químicos, os glicosídeos iridóides e flavonoides, responsáveis por estas propriedades. Pode-se atribuir muitos poderes especiais ao agnus castus, como o restabelecimento das funções normais do útero e funções femininas ligadas à reprodução, isto é, a lactação, bem como restabelecer à normalidade, as funções reprodutivas masculinas. O que é fundamental nesses dois casos, é a possibilidade da reprodução e como isso, a a gravidez.

O Vitex possui efeitos estimulantes e normalizador das funções da glândula pituitária, especialmente a função progesterona, ação normalizadora e balanceadora (estrógeno-progesterona) é benéfica no tratamento
de menstruação irregular e dolorosa, infertilidade, síndrome pré-menstrual, problemas de
menopausa e outros desequilíbrios hormonais. É muito útil no tratamento de endometriose e
também para normalizar o sistema após o uso descontinuado de pílulas anticoncepcionais.


O controle da acne em adolescentes, homens ou mulheres, também pode ser feito com
a planta, pesquisas indicam que o equilíbrio hormonal acontece após 10 dias de tratamento,
mas o benefício completo, após seis meses ou mais de tratamento. Na síndrome pré- menstrual o 
resultado poderá ser sentido já na segunda menstruação, mas efeitos permanentes, após um ano ou mais de tratamento. Devido aos efeitos dopaminérgicos da agnus castus aumenta também a libido, principalmente nas mulheres.
Em casos de infertilidade, a recomendação é o seu uso por um período de 5 a 7 meses, antes
da concepção ocorrer. Nos casos de amenorreia, deverá ser administrado, pelo menos, por um
ano e meio. As primeiras indicações da eficácia do tratamento ocorrem em um ou dois períodos
menstruais e a cura completa normalmente ocorre após 4 a 6 meses de tratamento.

Forma de uso:

  • Em capsulas (no máximo duas ao dia), evitar ingestão com estômago vazio ou com ingerir com leite puro.
  • Chá (feito com a folha) - tomar antes de deitar.
Segurança:
Estudos realizados em humanos e animais determinaram que o Vitex fosse seguro para a
maioria das mulheres em idade fértil, não devendo ser usado durante a gravidez, mas seu uso
é seguro durante a lactação. 
Não é recomendado o seu uso em conjunto com terapia de reposição hormonal.

LINK FACEBOOK:
https://www.facebook.com/pages/Coisas-que-dever%C3%ADamos-saber/458156047640858?fref=ts

18 comentários:

  1. Amei a informação!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu tomo anticoncepcional direto, como faço? Paro e passo a tomar o vitex assim que paro, do um tempo... qdo esqueço desce dia seguinte a menstruação. Alguém sabe me informar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Se for tomar Vitex com o objetivo de engravidar, deve parar de tomar o anticoncepcional e iniciar o tratamento com Vitex no primeiro dia do ciclo menstrual.

      Excluir
  3. A três anos vim bebendo o seu chá pensando que foce ALFAZEMA desde que plantei e diceram me que foce! Só hoje fui descobrir que é VITEZ e tem grande utilidade inclusive pra dormir!

    ResponderExcluir
  4. Quero tomar pra regularizar a menstruação que e extremamente bagunçada, preciso esperar o início do ciclo? Passo de 3 meses sem menstruar desde que parei com o anticoncepcional Há 7 meses

    ResponderExcluir
  5. Quero tomar pra aumentar a líbido e regular a menstruação.
    Então posso fazer uso de algum tipo de anticoncepcional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vitex não pode ser misturado com outros hormônios e anticoncepcional

      Excluir
  6. Gostaria de saber se o agnocasto(vitex) corta o efeito da pilula???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso do vitex jamais pode ser em conjunto com o anticoncepcional !!!

      Excluir
  7. Vitex Agnus castos é bom pra disfunçoes erétil?

    ResponderExcluir
  8. Ja estou tomando a 1 mês, 1 por dia de 200mg . Quero q normalize minha menstruação q faz 8 meses q não desce e regular meus hormônio,pq não consigo engravidar de jeito nenhum. Hj estou cm 37 anos e querendo muito um bebê 😢 e nada pois tive tmbm minhas trompa obstruídas . Mas fico na espera pq ja faz 1 ano q parei com anticoncepcional. Vamos ver oq vai dar. 🤔 e se alguém tiver algum relato parecido cm o meu ,comenta aí . Quero saber se alguém q tem ou teve algum problema igual ao meu deu resultado. Grata

    ResponderExcluir
  9. Tenho ovários policisticos, minha menstruaçao é irregular... comecei a tomar o vitex, e estou com esperança de ter resultados positivos...☺

    ResponderExcluir
  10. Tenho adenomiose, comprei o vitex, mas não sei como tomar, alguém pode me dá um help?

    ResponderExcluir
  11. Tenho ovário policísticos e pretendo começar a tomar na próxima menstruação...tenho 36 anos e eu e meu esposo queremos demais um BB...esperando meu positivo com o uso do chá...apesar de eu está tomando o de inhame

    ResponderExcluir
  12. Alguém com Adenomiose tomou??
    Pq tomo desogestrel 75mg..
    Vou parar de tomar anticoncepcional

    ResponderExcluir